sexta-feira, 31 de maio de 2013

Obra completa de Paulo Freire grátis para download

Acervo digital disponibiliza toda a obra de Paulo Freire. Estão disponíveis para download gratuito vídeos de aulas, conferências, palestras, entrevistas, artigos e livros do educador

paulo freire obra download
Obra de Paulo Freire está disponível na internet. (Foto: Reprodução)
O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado do educador, disponibiliza vídeos das aulas, conferências, palestras e entrevistas que ele deu em vida. A proposta tem como objetivo aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado de Paulo Freire.
Para os interessados em aprofundar os ensinamentos freirianos, o Centro de Referência também disponibiliza artigos e livros que podem ser baixados gratuitamente.

Educação como liberdade

Internacionalmente respeitado, os livros do educador foram traduzidos em mais de 20 línguas. No Brasil, tornou-se um clássico, obrigatório para qualquer estudante de pedagogia ou pesquisador em educação. Detentor de pelo menos 40 títulos honoris causa (concedidos por universidades a pessoas consideradas notáveis), Freire recebeu prêmios como Educação para a Paz (Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (Organização dos Estados Americanos, 1992).

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Questões de mérito do PNE aprovado na CAE/Senado

pnedestaque2

A CNTE considera importante que o Congresso Nacional avance no processo de aprovação do Plano Nacional de Educação, porém entende que as reivindicações sociais devam ser atendidas pelos parlamentares, a fim de legitimar socialmente a futura Lei.
Neste sentido, a CNTE lamenta alguns retrocessos aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado – frente à versão final da Câmara dos Deputados –, especialmente no tocante à desvinculação dos recursos públicos para a educação pública.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sintep/vg terá audiencia com o Previvag para discutir a falta de périas médicas

A dificuldade de se fazer perícia médica no Instituto de Seguridade Social dos Servidores do município (Previvag) levou a direção da Subsede do Sindicato do Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG) a solicitar uma audiência para tratar da questão com o Instituto.

A audiência foi agendada para segunda-feira (03/05), às 15h, com o presidente do Previvag, o médico Jazon Baracat. De acordo com a secretária de assuntos jurídicos do Sintep/VG, Maria Aparecida Cortez, um dos pontos que será tratado na audiência é ausência de médicos especializados no Instituto.

Segundo a diretora do sindicato, na audiência espera-se que o Previvag possa resolver a questão de falta de especialistas para  atender os profissionais da educação que se encontram impossibilitados de se aposentar por falta das perícias medicas. “Os que estão afastados de suas funções por problemas graves de saúde chegam a ter seus salários reduzidos em até 40% e que deveriam já estarem gozando de seus direitos de aposentados”, informou Cida Cortez   

Comunicado expediente no sindicato


Acesse a pesquisa da CNTE e responda

CNTE lança pesquisa sobre planejamento de aposentadoria dos profissionais em educação

Atenta às discussões que permeiam a aposentadoria dos trabalhadores em educação, especialmente com as reformas da previdência implantadas nos últimos 15 anos e ciente das principais dificuldades que estes profissionais encontram, a CNTE lança uma campanha nacional para fazer um levantamento da situação dos trabalhadores prestes a se aposentar e descobrir o que pensam e como se sentem, especialmente em relação a doenças como a síndrome de burnout.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Sintep/VG alerta a SME para o risco de nova greve caso o compromisso não seja respeitado

A Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande (SME/VG) não cumpre compromisso estabelecido em documento protocolado no dia 14 de maio na Subsede do Sindicato do Trabalhadores  do Ensino Público de Mato Grosso, em  Várzea Grande (Sintep/VG).

O secretário municipal de educação, Jonas Sebastião da Silva,  assumiu o compromisso de compor Grupo de Trabalho com a tarefa de elaborar o Novo Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) da rede municipal de educação e  também realizar os trabalhos da revisão do enquadramento de 2010 até dia 20 de maio.

Segundo informações da secretária de assuntos jurídicos do Sintep/VG, Maria Aparecida Cortez, o sindicato já encaminhou os nomes para compor o Grupo de Trabalho, mas a secretaria não oficializou os seus representantes, descumprindo o prazo estabelecido no documento. “De acordo com o documento os trabalhos deveriam iniciar dia 20 de maio e serem concluídos até 30 de junho”, informa a diretora do sindicato lembrando que o processo é longo e complexo.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Representantes da rede estadual de Várzea Grande avaliará Estado de Greve

Assembleia Geral do SINTEP/MT, realizada
em 26 de abril, aprovou ESTADO DE GREVE
A Direção da Subsede do  Sindicato do Trabalhadores  do Ensino Público de Mato Grosso, em  Várzea Grande (Sintep/VG), convoca  os/as trabalhadores da educação para o Conselho de Representantes da rede Estadual, que será realizado na terça-feira (04/05), às 15h30 , na sede do sindicato (Rua Pedro Pedrosian, s/nº - Centro)

Os representantes irão avaliar a semana de paralisação nacional, o indicativo de  greve por tempo indeterminado na rede estadual e escolher os delegados para o conselho de representantes  do SINTEP/MT que acontecerá nos dias 8 e 9 de junho.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

SUGESTÃO DE LEITURA - Que aumento?

Gilmar Soares Ferreira, pres. do SINTEP/VG, sec de Comunicação
do SINTEP/MT e sec de Formação da CNTE

por GILMAR SOARES FERREIRA

Recomposição salarial dada pelo Estado pode ser comparada a deboche
Chega ser um deboche a atitude do governador e do atual Secretário de Estado de Administração na determinação da recomposição salarial apenas da inflação a partir do mês de maio.

No caso da Educação, é patética a cena em se tratando de uma categoria que tem o segundo pior piso salarial entre as categorias no estado e se vê convocada a apresentar sugestões de melhoria na arrecadação, quando deveria sim, o governo do estado, apresentar um plano de equiparação salarial da categoria da educação, com outras categorias no estado.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Alimentação escolar continua sendo problema na rede municipal de ensino de VG

Os relatos sobre as precárias condições de atendimento da alimentação escolar em Várzea Grande continuam. Os problemas vão desde a falta de alimentos até a devolução de produtos como a carne em função do alto índice de sebo.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso SINTEP-MT (Sintep/VG), Gilmar Soares, visitou a Escola Municipal de Educação Básica David Mayer, localizada na rua principal s/n°, no Bairro São Simão, na semana que antecedeu o início da greve e encontrou apenas macarrão nas prateleiras.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

NOTA DE FALECIMENTO

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Sr. José Faustino dos Santos , popularmente conhecido entre nós como Seu Zé, nosso funcionário e vigia há 25 anos no Sintep/MT.

À Família dirigimos nossos profundos sentimentos nesse momento de dor. Ao mesmo tempo recebam nossos agradecimentos pela pessoa tão querida que nos agraciou com seu carinho, respeito e dedicação profissional.

Seu Zé é parte integrante da História do Sintep/MT e nos orgulha muito de ter compartilhado várias lutas e conquistas. Fica em nós a certeza de que em nossas lutas, seu Zé estará sempre presente.

Ato público em frente ao gabinete do prefeito em VG marca encerramento da GREVE


 O Ato Público dos trabalhadores da Educação que aconteceu nesta sexta-feira (17/05) em frente ao gabinete do prefeito, além de cobrar o pagamento de 1/3 de férias. O pagamento foi anunciado pela administração de Várzea Grande no dia 14 de maio e não foi cumprido. O ato também marcou o encerramento da GREVE da rede de ensino municipal. 

Além da participação dos trabalhadores/as da educação, também participaram os funcionários, coordenadores e pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial de Transtorno Mental (CAPS) de Várzea Grande. Segundo a assistente social Soraia Miter Simon os CAPS do município estão sendo sucateados.

domingo, 19 de maio de 2013

Sintep/VG discute estrutura e organização sindical no III módulo do Curso de Formação Política Sindical


“Potencializar  e formar novas lideranças sindicais que possam representar o sindicato nos espaços de debates e garantir na defesa do projeto da classe trabalhadora que luta por uma educação de qualidade com valorização profissional”, disse a secretária de formação sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso SINTEP-MT (Sintep/VG), Vânia Maria Rodrigues Miranda, apontando os objetivos do III módulo do Curso de Formação Política Sindical, que aconteceu no sábado (18/05), na sede do sindicato e  contou com a participação de 35 profissionais da educação.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ato público em frente ao gabinete do prefeito em VG para cobrar pagamento do 1/3 de férias


Reunidos em Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira (15/05) para avaliar novo prazo para tratamento dos pontos estruturante da pauta de reivindicação, os/as trabalhadores/as do ensino público de Várzea Grande decidiram pela suspensão do movimento de paralisação, acatando o documento Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande (SME/VG) protocolado na subsede na última terça-feira (14/05).

Segundo informações do presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares, a assembleia geral deliberou pela realização de um ato público em frente ao gabinete do prefeito. “O objetivo é protestar pelo não pagamento de 1/3 de férias que já estava acordado com a suspensão da greve de fevereiro e mesmo com um documento enviado às escolas estabelecendo o pagamento para o dia 14 de maio, o prefeito e os secretários não honraram o compromisso”, informou o professor Gilmar Soares.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Sintep/VG convoca Assembleia da Rede Municipal

BAIXAR O PDF

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso SINTEP-MT- Subsede de Várzea Grande, através do seu diretor Presidente Professor Gilmar Soares Ferreira, no uso de suas atribuições estatutárias, vem por meio deste edital, convocar todos os Profissionais da Educação Pública rede Municipal de Várzea Grande para Assembleia Geral a se realizar no dia  16 de maio de 2013 (quinta-feira),  no CEJA Licínio Monteiro, com início às 08:00 horas e a 2ª convocação às 08:30 horas, dispondo esta Assembleia da seguinte pauta:
1. Informes gerais;
2. Avaliação do Quadro de Paralisação das escolas;
3. Avaliação do Ofício n.º 075/GAB/SME/VG propondo novo cronograma de trabalho para a revisão do PCCS e do ENQUADRAMENTO DE 2010;
4. Outros  


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Categoria rejeita documento e aprova calendário de mobilização

Os profissionais da Educação da rede municipal de Ensino de Várzea Grande realizaram Assembleia Geral hoje, segunda-feira, (13/05), na parta da Secretaria Municipal de Educação (SME/VG) e decidiram continuar a Greve por tempo indeterminado. 

O principal ponto debatido na Assembleia foi o documento  encaminhado na sexta-feira (10/05) e analisado em reunião ampliada da direção da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG). Confira a análise do documento

A categoria rejeitou o documento conforme a orientação da reunião ampliada do Sintep/VG por não contemplar os três pontos estruturantes da pauta de reivindicação, que são: Negociação da Pauta de Reivindicação; Revisão do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) contido na Lei 3797/2012 e revisão do enquadramento de 2010.

POR QUÊ A GREVE NA REDE MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE?


OS DESAFIOS DA LUTA NA REDE MUNICIPAL EM VÁRZEA GRANDE QUE 
LEVOU A CATEGORIA A DECIDIR POR GREVE 

Confira análise dos direitos dos servidores públicos que em quatro meses de gestão a administração não desrespeita.

sábado, 11 de maio de 2013

SME protocola no SintepVG dois documentos com propostas de encaminhamentos de discussão de pontos da Pauta de Reivindicação


A Secretária Municipal de Educação de Várzea Grande (SME/VG) protocolou, nesta sexta-feira (09/05) na sede da subsede do Sintep/VG dois documentos com propostas de encaminhamentos sobre a Pauta de Reivindicação. Os documentos protocolados foram compromisso da reunião do Sintep/Vg com três secretários e o Procurador Geral José do Patrocinio que aconteceu na terça-feira (07/05) em frente a SME.  Os documentos era para ser protocolado na quinta (09), mas só foi protocolado na sexta (10).

Dia das Mães!


sexta-feira, 10 de maio de 2013

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Direção do Sintep/VG realiza Conselho de Representantes da Rede Municipal nesta sexta-feira


A Direção do Sintep/VG convoca os/as trabalhadores/as da educação para o Conselho de Representantes da rede Municipal, nesta sexta-feira, às 14h30, na sede do sindicato (Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27 - Bairro Aeroporto).

O Conselho terá como pauta os seguintes pontos: Informes sobre a negociação da pauta de reivindicação (se houver) e o sobre o pagamento e prorrogação dos contratos temporários. Além desses pontos os representantes terão a tarefa de discutir a realização do Ato Público do dia 13 de maio, às 8h, na porta da Secretaria Municipal de Educação (SME) que marcará o início da Greve por tempo indeterminado.  

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A direção do SintepVG vem a público informar que o conteúdo da matéria veiculada pelo sitio eletrônico VG Notícias (08/07), intitulada “Após reunião com secretários, servidores da Educação de VG recuam de greve; Categoria deve parar por apenas um dia”, não corresponde às informações repassadas aos autor da matéria via telefone.

O referido veículo de informações não obteve da categoria nenhuma base para publicar a primeira parte do título da matéria, uma vez que decretada uma greve em assembleia geral, somente uma outra assembleia geral poderá suspender a greve. Neste caso, o sitio eletrônico VG Notícias não tem o direito de publicar inverdades, como a que foi publicada, principalmente na primeira frase do título da matéria.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Mobilização vitoriosa do Sintep/VG na luta pelo salário e prorrogação dos contratados

A atuação da direção da Subsede do Sintep de Várzea Grande e a presença dos servidores contratados que estavam sem receber salário desde fevereiro no ato público realizado na manhã desta terça-feira (07/05) em frente a SME e a Procuradoria Geral do Município, garantiram a solução acerca dos salários atrasados e da prorrogação dos contratos.

A solução foi apresentada na audiência que solicitada pela direção da subsede na sexta-feira (03/05), após a reunião convocada  com os servidores contratados. 

Direção do Sintep/VG convoca Assembleia Geral para o dia 13 de maio

Confira e divulgue o edital de convocação da Assembleia Geral 

Após Ato Público, Procurador Geral e Secretário de Governo marcam audiência com a direção do Sintep/VG


Nesta manhã de terça-feira (07/05) a subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG) realizou Ato Público, em frente à Procuradoria Municipal, para cobrar o pagamento de mais de 100 servidores contratados temporariamente que estão sem receber salário desde fevereiro.

Segundo o presidente do SintepVG, Gilmar Soares, a manifestação foi para tornar público essas situações vexatórias que vivem os contratados no município. “Como trabalhar sem contrato e sem receber salários?”, questiona o professor, lembrando que este é um dos diversos problemas que levaram a categoria a decretar greve por tempo indeterminado na rede de ensino de Várzea Grande. 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Para o Sintep/VG o Secretário Jonas se contradiz ao afirmar que já atendeu quase toda as reivindicações da categoria

Secretário Jonas Sebastião da Silva
Faltando apena uma semana para o início da greve por tempo indeterminado, ainda não houve nenhuma sinalização por parte do secretário municipal de educação, Jonas Sebastião da Silva, de convocar a direção do Sintep/VG para negociar a pauta de reivindicação protocolada desde  11 de janeiro de 2013. A categoria aprovou greve na Assembleia Geral realizada no dia 23 de abril, no primeiro dia da greve nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE).

Segundo o presidente do SintepVG, Gilmar Soares Ferreira, a falta de diálogo por parte do executivo preocupa. “Primeiro porque o executivo não tem demonstrado interesse em evitar a greve, buscando o sindicato para negociar. Segundo porque tem usado os meios de comunicação para afirmar que já atendeu quase inteiramente a pauta de reivindicação da categoria, o que não representa a verdade”, afirma o professor.

sábado, 4 de maio de 2013

SintepVG convoca Ato Público para cobrar salário dos contratados

Uma parcela significativa de servidores contratados temporariamente está desde fevereiro sem receber salário. Diante dessas dificuldades vivenciadas por esses trabalhadores e trabalhadoras, a Direção do Sintep Subsede de Várzea Grande, CONVOCA A CATEGORIA PARA UM ATO PUBLICO em frente à Procuradoria Municipal para esta terça-feira, dia 07 de maio.

Segundo o presidente do SintepVG, Gilmar Soares, a decisão foi tomada na reunião convocada pela direção do sindicato com os servidores afetados pelo atraso no pagamento que realizada na sexta-feira, (03/05), na sede do Sindicato.

Mais de 100 profissionais da educação estão sem salários desde fevereiro


Nesta sexta-feira, (03/05), às 10h,  a direção do Sintep/VG  reuniu os servidores contratados da educação para tratar de falta de pagamento. A reunião aconteceu na sede do sindicato. 

Segundo Cida Cortez, secretária de assuntos jurídicos do Sintep/VG, mais de 100 profissionais contratados estão sem receber salário desde fevereiro. "A falta de informação da prefeitura para com os servidores é total. As pessoas endividadas e sem receber salários reclamam da falta do executivo em garantir o pagamento de seu salário de forma imediata", disse a diretora do sindicato.